quarta-feira, 15 de outubro de 2003

Soube hoje pelo telejornal de um atentado no sul do Líbano. Fiquei triste. As vítimas foram duas crianças brasileiras que estavam num quarto em Roulá, a 90 km de Beirute. Um dos meninos, Ali, morreu e seu irmão, Ahmed, de 4 anos, está gravemente ferido num hospital em Beirute. Ainda não se sabe de onde veio o míssil, especula-se que foi de Israel, mas ninguém sabe. Fiquei muito triste mesmo com isso. O Líbano é um país que a muito custo está conseguindo reerguer-se depois de ser devassado por 17 anos de uma guerra religiosa sem sentido, aliás, como todas as guerras religiosas. Pelo que eu sei Beirute é uma cidade linda, não é à toa que é chamada ¿A Paris do Oriente Médio¿. Beirute é a cidade do meu amigo Walid. Beirute é uma cidade que Guiom ama. Beirute é uma cidade que eu adoraria conhecer. Beirute e todo o mundo árabe. Hoje comecei a ler uma matéria na National Geographic desse mês sobre a Arábia Saudita e fiquei ainda mais ansiosa pra ir logo lá. Eu sei, eu sei, não é o melhor momento histórico pra se fazer turismo por lá. Mas um dia o Ocidente vai se cansar e deixar o mundo árabe em paz. E aí eu poderei conhecer Beirute, Damasco, Meca e a mesquita de Namira.

14 comentários:

gio disse...

Tenho um amigo, Saul, que perdeu um filho no Líbano. Acho que foi em Beirute mesmo. Nem na Praça da Alegria vc encontra uma pessoa mais puta com os EUA do que ele... Ah, e lembrei q tem um filho dele q parece com Joao. :)

Bruno

gio disse...

"Mas um dia o Ocidente vai se cansar e deixar o mundo árabe em paz". Isso me sugere que o Ocidente é mais desenvolvido que o Oriente e tá só brincando com ele. Tsc, tsc...

ailton | Homepage

gio disse...

depois o chato sou eu, né? :P

Bruno

gio disse...

Quem provocou o atentado, Gio?
Teve um dia que eu tava em Londres e quase ia junto num atentado desses. Eu tava voltando pro hotel com minhas amigas e o metrô não parou na nossa estação, nem na seguinte. A justificativa foi de que havia bombas na Holborn (a minha) e depois eu vi no jornal que tinha na de Piccadilly (exatamente onde eu peguei o metrô), Waterloo (a da estação de trem principal) e também no Heathrow (aeroporto). O metrô só parou na sgunda estação depois da minha, medida de segurança, para ficarmos o mais longe possível do local... É uma sensação estranha saber que você foi ver a troca da guarda e que por pouco você não explodiu junto com a bomba. Felizmente descobriram as bombas a tempo, sem que ninguém sofresse nenhum dano.

Larissa | Homepage

gio disse...

Larissa, ninguém sabe ainda. O míssil é um catiucha, de fabricação russa, e o exército de israel declarou que não usa esses mísseis. O problema é que israel é o principal suspeito pois são eles que têm mania de bombardear o líbano sempre que acham que existe movimentação do hezbollah em aguma cidadezinha ou vilarejo.

meu amigo walid foi vítima de um atentado quando era criança. um míssil entrou no apartamento dele assim que ele saiu de lá com os pais, eles estavam na porta.

E Ailton, não é essa a questão. Tudo bem, não dá pra fazer uma análise simplista da situação, mas eu sinceramente acho que os atentados são um mero reflexo da aporrinhação do ocidente. os orientais, especialmente os árabes, sáo querem ficar quietos no canto deles.

Gio

gio disse...

hahahaha devo estar ficando velho mesmo. eu ia falar uma coisa aqui... hehehe... mas me controlei em cima da hora p/ nao dizer.

Bruno

gio disse...

Gio, acho que o Oriente é que não se deixa em paz muito mais do que o Ocidente se preocupa em provocá-lo. Quer mais exemplos que parte da África, o Iraque antes da guerra, a Coréia do Norte, a Chechênia e os vizinhos da Índia, para só ficar em alguns?

Dina

gio disse...

ainda bem q dina nao disse "para soh ficar com alguns...

Bruno

gio disse...

Eu acho que aquela terra não tem jeito... Dizem os cientistas que a primeira guerra da história foi na área que compreende o Irã e o Iraque hoje, por volta de 2525 e 2700 a.c entre os sumérios... Por mais que se morra gente, é algo cultural pra eles, como é cultural pra nós a manutenção do crime organizado e da pobreza pelo governo federal, mas aí é uma outra história... Mas é claro que desde o conflito Irã-iraque e a invasão do afeganistão pela ex-URSS, o Tio Sam tem mantido uma paquera com aquela área...

Luís

gio disse...

Opa! História Antiga da Mesopotâmia é uma de minhas especilaidades. Poss dizer que bem antes dessa data, Luis, já se travavam batalhas homéricas por ali. Uma antiga lenda conta até a história de um herói que tem o nome parecido com o da dona desse blog. O nome dele é Gilgamesh. E, analisandoo que ele fez, Hércules vira fichinha perto dele. Ele desbaratou exércitos inteiros e tal. E soh pra registrar a violência das batalhas: houve uma entre Lagash e Isin (duas cidades-Estados rivais da baixa Suméria) que a narração conta que os abutres acompanhavam os guerreiros até o campo de batalha por saber que haveria comida farta depois da guerra. E, de fato, Lagash ganhou a guerra e registrou numa peça de argila onde os abutres devoram os guerreiros de Isin. Salvo engano, esta peça está no Louvre.

ailton

gio disse...

caraaaaaai! povo sabido da porra!

Bruno

gio disse...

Ei, Gio, atualiza! Já está na hora...

Isabella

gio disse...

nao aguento mais entrar aki e dar de cara com esse "soube hoje pelo telejornal.." :P

Bruno

gio disse...

Já deu até tempos dos parentes das vítimas morrerem...
ATUALIZA!!!!!!

ailton | Homepage