quarta-feira, 25 de abril de 2007

é preciso temer michel houellebecq, é preciso temê-lo seriamente

Minha encarnação atual vem se degradando; não acredito que possa aguentar ainda por muito tempo. Sei que na minha próxima encarnação reencontrarei meu companheiro, Fox, o cachorrinho.

O bom da companhia de um cão é que é possível fazê-lo feliz; ele pede coisas tão simples, seu ego é tão limitado... É possível que, numa época anterior, as mulheres tenham-se visto em situação similar - próxima a de um animal doméstico. Havia provavelmente uma forma de felicidade domótica ligada ao funcionamento comum, que nunca conseguimos entender; havia provavelmente o prazer de constituir um organismo funcional, adequado, concebido para realizar uma série discreta de tarefas - e essas tarefas, ao se repetirem, constituíam a série discreta dos dias. Tudo isso acabou, bem como a série de tarefas; não temos mais objetivo realmente identificável; as alegrias do ser humano permanecem desconhecidas para nós, suas desditas, ao contrário, não desgrudam da gente. Nossas noites não vibram mais de terror nem de êxtase; vivemos apesar de tudo, atravessamos a vida, sem alegria e sem mistério, o tempo nos parece breve.



A possibilidade de uma ilha, página 11.

eu poderia tecer diversos comentários sobre esse trecho. mas quando o li pela primeira vez fiquei muda. e por isso, agora, prefiro ser fiel à minha reação primeira. portanto, calo-me.

6 comentários:

Anônimo disse...

sou mais kundera

tautologico disse...

Zygmunt Bauman tá vendendo muito aqui no Brasil, tanto que já lançaram toda a obra dele, em relativamente pouco tempo. Fui um dia na cultura e tinha mais de metro de livros de Bauman.

E o tom dele é de pessimismo também, e isso vende.

Há o que pensar sim, nos dois casos. Mas afinal, o copo está meio cheio ou meio vazio?

gio disse...

wilson _ eu nunca li kundera, não posso opinar a respeito.

tautologico _ meio vazio, sempre. o pessimista nunca é pego desprevinido.

Anônimo disse...

é um mal comido

gio disse...

eu acho que não, hein brunix.. pelo menos não é a impressão que se tem depois de ler as narrações das aventuras sexuais dele.

a menos que seja tudo ficção :)

Bruno R disse...

kd o link pro seu rebento com andrei?