sexta-feira, 7 de abril de 2006

Esse não era um blog dado a polêmicas. Mas agora né? Depois da vida amorosa de Kafka e da longevidade dos insetos? Pode tudo gente amiga. Pode sim.



Nas vésperas da Semana Santa, Banco do Brasil promove blasfêmia:
Centro Cultural, no Rio, expõe órgão sexual feito com Terços!
Boa tarde, amigos!
1)
O Centro Cultural Banco do Brasil, do Rio de Janeiro, situado em frente à Igreja da Candelária, no centro histórico, está patrocinando a exposição "Erótica - Os sentidos da Arte", com dinheiro público e de incontáveis cidadãos.
Infelizmente, é uma exposição imoral freqüentada livremente por menores de idade, inclusive por colegiais levados em excursões.
2)
Pior ainda. É uma exposição com conteúdo blasfemo, como a obra "Desenhando com Terços", que usa esse milenar instrumento de oração dos católicos para desenhar um órgão sexual misturado com a cruz.
3)
A referida exposição patrocinada pelo Banco do Brasil é uma ofensa aos milhões de católicos de todo o país. Ainda assim, seus organizadores anunciaram que sua realização irá se prolongar; durante a Semana Santa inclusive.
Sinceramente, fiquei espantado e indignado!
4)
Apesar da gravidade do fato, que me conste, nenhum meio de comunicação fez referência ao conteúdo blasfemo dessa exposição. Por isso, tomei a iniciativa de enviar-lhe este e-mail.
Também estou enviando esta informação às autoridades religiosas do Rio de Janeiro e do Brasil inteiro, às autoridades civis, federais e estaduais, aos meios de comunicação e às autoridades do Banco do Brasil.
5)
Até quando continuará essa ofensa gratuita à fé cristã da grande maioria dos brasileiros?
Infelizmente, este fato não é isolado e, quem sabe, faz parte de uma onda de blasfêmias anticristãs que percorre o mundo, incluindo o livro "O Código da Vinci".
6)
Estão, a seguir, o telefone e o e-mail do curador do Centro Cultural do Banco do Brasil, Sr. Tadeu Chiarelli, os links do site do Banco do Brasil nos quais aqueles que desejarem poderão deixar seu protesto; e o link para o site Blasfêmia Não!
7)
Por favor, se você também está indignado e cansado do silêncio diante da ridicularização pública da fé católica, reenvie esta mensagem a seus amigos e familiares, e cobre das autoridades religiosas e civis medidas para fazer cessar esta ofensa gratuita.
Muito obrigado, e que a Providência o recompense pelo seu interesse nesta iniciativa em prol do Brasil.
Atenciosamente,
Sérgio Luiz Ferreira Passos, estudante
Instituto de Psicologia
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
LINKS DE PARTICIPAÇÃO E OPINIÃO:
a) Para enviar directamente e-mail de reclamação ou sugestão ao Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio, clique em:
BancoDoBrasil:MeuProtestoPelaBlasfemia
b) Para escrever mensagem de reclamação ou sugestão à Ouvidoria do Banco do Brasil, no site do Banco, clique no seguinte link:
https://www16.bancodobrasil.com.br/appbb/portal/fs/rsp/ouvidoria/index.jsp?site=ouvidoria&tipo=02
c) Telefone gratuito da Ouvidoria do Banco do Brasil: 0800 729-5678
d) Telefone do Curador do Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio, Sr. Tadeu Chiarelli: (21) 3808-2020
Endereço do Centro Cultural do BB: Rua Primeiro de Março 66. Centro
e) Link do Blog Blasfêmia Não!
http://blasfemianao.tripod.com/blog/





Então eu poderia me perguntar de onde esse cidadão descolou meu email. Mas nem é preciso que eu desconfio.

E não. Eu não vou entrar no mérito da questão. Por que vocês sabem. Quer dizer. Alguns sabem. Pois eu digo pra todo mundo saber logo de uma vez: eu não falo de religião. Muito menos da minha. Pra dar uma noção da coisa: falar da minha religião pra mim é como falar da minha vida sexual atual. Falo de jeito nenhum. Nem amarrada. Nem perguntem que não adianta.

E não. De novo. Eu não sou cristã. Mas assim. Nada contra. Aquela coisa toda.

O ponto é: isso não lembra uma coisa a vocês? Tipo umas certas charges de um certo profeta? E o drama todo que foi o negócio?

Não vou dizer aqui que as pessoas têm liberdade de expressão nesse país e que vivemos numa democracia. Eu poderia dizer. Mas não vou dizer. Não precisa. Vocês poderiam rebater dizendo que a minha liberdade termina onde começa a de vocês. Vocês poderiam rebater. Mas não vão rebater. Não precisa. Ninguém aqui é ingênuo, certo? Portanto vamos evitar a repetição desnecessária de argumentos há muito mastigados e digeridos.

Continuando: mas não dá a impressão de que todo mundo fica cada vez mais intolerante? Mais neurótico? Mais histérico?

Pra mim dá. E disso eu tenho medo. Muito medo.

16 comentários:

gio disse...

pri

ailton

gio disse...

eu tenho medo da histeria em paris, os estudantes. Será q guiom quer voltar agora pra frança?

ailton | Homepage

gio disse...

creia em mim que ele quer.

Eu

gio disse...

hahaha falando em insetos, hj na aula rolou uma reflexao sobre as "malditas saúvas" de um copo de colera

bRuno

gio disse...

O que se faz logo após a lida desse email? Vai correndo atrás do Google pra descobrir o que a Márcia X. fez com os terços e acha a resposta aqui: http://marciax.uol.com.br/mxObra.asp?sMenu=2&sObra=26 depois, bem, depois é que se rele o texto da dona do B612 (blog) e vem comentar algo que tem que ser totalmente novo já que todos os comentários que poderiam fazer sobre tolerância religiosa já foram rechaçados. Sobra duas possibilidades: uma que seria comentar que as mesmas charges teriam sido publicadas primeiramente no Egito em pleno Hamadã e não houve balbúrdio, logo o que houve na Dinamarca foi pretexto para o vandalismo - mas isso pode não ser novidade para a maioria das pessoas - a segunda possibilidade é muito mais óbvia e nada brilhante: "Gio, já experimentou sexo tântrico? A Scarlett Johansson está aprendendo". http://exclusivo.terra.com.br/interna/0,,OI950172-EI1118,00.html - Péssimo comentário, eu sei... ¬¬ Deve ser a hora.

Mythus | Homepage

gio disse...

Errata: leia-se post em "email". Quanto a notícia do Terra e a ligação com o post de Gio que levemente menciona "sexo", deve ter sido provocada pelo sono e um dia de trabalho na frente da maquina. :(

Mythus | Homepage

gio disse...

Na verdade é mentira, eu sou um resto. Sou a sobra no copo, sou sobejo. Sou migalhas na mesa, eu sou desprezo. Eu não quero estar longe, nem estou perto. Eu só quero dormir de olho aberto. Minha casa é um cofre sem segredo. O meu quarto é sem porta, tenho medo. Quando falo desdigo, calo, minto. Sou de ferro de aço, de granito. Grito aflito na rua do sossêgo! (Alceu Valença - Punhal de Prata)

Breno | Homepage

gio disse...

tulio faz um comentario assaz lascivo e depois se arrepende.. culpa cristã?

brUnO | Homepage

gio disse...

deixar essa discussão de lado pq eu acho faltinha de tempo tb, falar sobre religiões e opiniões alheias sobre. sobre a exposição, o único problema foi o pré-conceito da curadoria ao organizar a mostra. achei que não se empenharam muito e teria sido muito interessante se a proposta fosse desmistificar o erotismo. mas ei! é a minha opinião.

p.s. o endereço do meu blog está errado!! hehehe esse blogspot foi o primeiro e todos. agora eu sou do blogger.com.br.

beijocas!!

marília | Homepage

gio disse...

Bruno, foi você que disse que Gio ficou perguntando "que email foi esse?" E eu não lembrava nada. Só expliquei o comentário no "errata".

Mythus | Homepage

gio disse...

mythus, será q vc tava soh com sono mesmo? pq vc nao entendeu NADA do q eu falei..

BrUNO

gio disse...

Eu sei que o negócio hoje em dia é radicalizar mesmo, é fundentalismo na cabeça. Se não não tem graça. Acho que vou fundar o movimento fundamentalista dos comedores de chocolate, ou pressionar por um recrudescimento do MR-16, qualquer coisa. O que importa é achar uma facção radical para me filiar, seja de ecoterroristas ou de mães-enlouquecidas-contra-bêbados-que-dirigem. Quem não tem uma fica completamente por fora dos novos tempos.

Andrei | Homepage

gio disse...

rapaz...
mas olhe, comecei a ler e lembrei das tais charges tambem. Acho que e' ofensa, nao e' arte. Embora tudo que seja feito 'em nome da arte' e' santo. Nossa que ironico!
xerinho

Manu | Homepage

gio disse...

Eu só não entendo pq é tão dificil pra esse povo simplesmente ignorar, tanto nesse caso como nas charges.. Eu hein..

Luís

gio disse...

Brunix - aquelas formigas são a grande chave de Um Copo de Colera hehehe | Mythus - sossegue que eu entendi o que tu quis dizer ;) | Breno - que lindo isso! | Marilia - esse blog defende a liberdade de opinião das pessoas sim! e o link foi corrigido viu? | Andrei - 'mães enlouquecidas' hehehe quero me filiar a esse :P | Manu - toda essa discussão é de uma ironia que chega a ser incômoda.. | Luis - né isso! também entendo não.. | afagos a todos!

Eu

gio disse...

Eu vi essa exposição, no CCBB-SP. É ótima. O órgão sexual é o símbolo da vida, da reprodução, da criação. É uma homenagem à fé cristã associar um terço, uma representação divina da alma, com o símbolo da criação e da vida humana. Mas tem uma melhor. Tem uma foto que de longe parece o rosto de Jesus, mas quando você vê de perto descobre que é uma vagina. Mais uma vez um símbolo da vida, da maternidade, do tesão que move o mundo, em fusão com um símbolo cristão. Que pena que os cristãos preferem cultuar a morte, em vez de celebrar o tesão. Adoraria ter recebido esse email.

Helder da Rocha | Homepage