quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Leitores amigos, deixa eu sentar aqui pertinho de vocês e dividir o meu "drama da semana".

Todo mundo que lê esse blog há um tempinho sabe a peleja que foi minha mudança pra Campinas né? Pois então. Abandonar a terrinha, a mãe, o cachorro, a família, os amigos, os planos, os sonhos. Foi difícil pra caramba. E vocês querem sinceridade? Pois. Ainda é difícil. Muito. Mesmo assim, a gente se esforçou. Considero que nesses onze meses conseguimos nos adaptar bem. Falta muita coisa, eu sei. Falta coragem pra andar sozinha de carro no centro, falta plantar uma arvore na porta de casa, faltam amigos. E que falta fazem os amigos.. aos poucos fui vendo o lado positivo de morar aqui. Aos poucos fui refazendo meus planos, meus sonhos. Aos poucos, caminhando. E então uma noticia abala a paz do meu lar:

Guiom passou numa seleção de trainees com a qual ele sempre sonhou.

Em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Primeira coisa que eu disse: "não vou nem amarrada". Imaginem vocês: logo agora que eu comecei a me acostumar? Logo agora que eu refiz meus planos e sonhos? Levantar acampamento de novo? Nem morta!

Depois de muita conversa, as partes interessadas (o marido, claro, e minha mãe, que acha que Petrópolis vai ser melhor pra todos nós) conseguiram me acalmar um pouco. Comecei a pensar que talvez não seja uma tragédia completa essa mudança. De qualquer forma, não é definitivo. Guiom tem que passar em mais uma etapa do processo de seleção. Enfim, veremos.

Só uma coisa a dizer: cigano perde viu?



O nome dessa família é "pé-no-mundo" (precisa explicar?) né não? Pois. Em três semanas, quatro passeios bacanas demais: Joaquim Egidio, distrito charmoso daqui de Campinas; Itu, cidade com um patrimônio histórico e arquitetônico super rico e bem conservado; centro histórico de São Paulo, que a gente começou a viciar naquela cidade; e Embu das Artes, cidadezinha cujo nome diz tudo. Nos dois primeiros passeios comemos bem demais: comida mineira em Joaquim Egidio e alemã em Itu. E sejamos francos: comer bem é que há né não? Pois. Nos quatro passeios João emburrou rapidinho. Sejamos francos mais uma vez: nenhuma criança de seis anos agüenta ficar o dia todo vendo paisagens bucólicas ou igrejas barrocas ou edifícios modernistas ou esculturas metidas né não? Pois. Sem-noção demais eu e Guiom.. Juro e prometo que mostro as fotos do centro histórico de São Paulo e de Embu. Depois que agora bateu uma preguiça básica de organizar a pilha de imagens..



Nosso amigo Vincent esteve aqui esse final de semana. Vinha da Filadélfia, depois de trabalhar oito meses la', e ia pra França tocar a vida. Muito bom mesmo ter amigos em casa. E eu esperando Dona Dina, que esta' perdida na Selva Paulistana, dar as caras por aqui!



Assim: eu sou a rainha do filme-alternativo-obscuro-do-qual-ninguém-mais-ouviu-falar. Eu sei disso e todo mundo sabe também. Mas esses últimos tempos resolvi dar umas chances pro cinema comercial e me dei bem. Montes de coisas boas! Listinha que eu adoro listinhas:

House of Sand and Fog (EUA / 2003)
In Good Company (EUA / 2004)
We don't live here anymore (EUA / 2004)

Depois listo os outros senão não consigo falar de tudo.

House of Sand and Fog é tristissimo. Dirigido pelo russo radicado nos EUA Vadim Perelman. Até Guiom que é uma rocha pra se emocionar em filmes ficou balançado. Confesso que quase que não agüento o tranco. Identificação total com os dois lados do conflito do filme: a menina perdida-sozinha-vazia e a família que procura um canto no mundo pra chamar de seu, já que foi impedida de viver no seu canto de verdade. Jennifer Connelly linda como sempre e Ben Kingsley bom como nunca. In Good Company é despretensioso e divertido, faz rir e faz pensar na vida. Só não gostei mais porque adoro a Scarlett Johansson, e nesse filme o papel dela - que no inicio parece central - perde importância com o tempo. We don't live here anymore é meio pancada. Sobre casamentos e traições. Mais que isso: sobre o tédio e como ele pode corroer a vida e o amor e mudar radicalmente as prioridades. Desse eu nem esperava tanto e me surpreendi geral. Recomendados os três então.



Descobertas musicais do mês: Sons and Daughters, Kings of Convenience e Arcade Fire. Três bandas ótimas que valem a pena ser ouvidas pelo menos uma vez (vamos lá! Não sejamos preconceituosos!). Ricardo Feltrin, que eu adoro demais, disse uma verdade sobre todas as bandas queridinhas do momento ("grupelhos ingleses" hehehe). Tudo bem tudo bem. Pode ser que daqui a pouco a febre passe e descubra-se que os talentos não eram tão talentosos assim. Mas enquanto isso aproveitemos o auge dos moços e moças certo?



Ainda não terminei de ler Lavoura Arcaica porque estou com medo de ficar deprimida quando acabar. Revi o filme antes de começar a ler e fico embasbacada com a fidelidade dele à linguagem e à estrutura do romance. Continua sendo meu filme preferido, e o livro corre o sério risco de se tornar meu livro preferido também. Esse é o maravilhoso capitulo 2 do livro, que o narrador lê todinho e igualzinho logo no começo do filme:

Na modorra das tardes vadias na fazenda, era num sitio lá do bosque que eu escapava aos olhos apreensivos da família; amainava a febre dos meus pés na terra úmida, cobria meu corpo de folhas e, deitado à sombra, eu dormia na postura quieta de uma planta enferma vergada ao peso de um botão vermelho; não eram duendes aqueles troncos todos ao meu redor, velando em silêncio e cheios de paciência meu sono adolescente? Que urnas tão antigas eram essas liberando as vozes protetoras que me chamavam da varanda? De que adiantavam aqueles gritos, se mensageiros mais velozes, mais ativos, montavam melhor o vento, corrompendo os fios da atmosfera? (meu sono, quando maduro, seria colhido com a volúpia religiosa com que se colhe um pomo).




So' informando: passei na primeira etapa do concurso do Iphan mas não passei na segunda. É.. A vida pode ser bem cruel apesar de ser boa demais às vezes.. Agora é juntar os cacos (de novo e de novo e de novo) e procurar mais um caminho pra seguir..

24 comentários:

gio disse...

esse lavoura arcaica deve ser chato pra caralho. o livro, q fike claro.
aprendeu a usar o imdb, foi?
casa de areia e nevoa eu li a critica do pablo ha um tempao e me deu mó vontade de ver. deve ser fuderoso mesmo. mas tu chama isso de filme comercial..?

Bruno

gio disse...

bem.. pensando bem não é tão comercial assim, né verdade? e lavoura é lindo. nada chato, nada mesmo.

Eu

gio disse...

Gio, Petrópolis é uma cidade maravilhosa. Passei parte da minha infância lá, não morei, mas ia mais de uma vez por ano, pois tenho família. Se você for pra lá, certamente se acostumará rápido =) E pense no lado bom: nesse ritmo tu vai conhecer o mundo inteiro! ;)

Lala

gio disse...

eu tento Lala querida.. eu juro que tento pensar no lado bom..

Gio

gio disse...

Este é o verdadeiro povo nômade hehehehe.. Dizem que o chato de morar em Petrópolis são os trotes freqüentes ("alô? eu queria falar com o Pedro"), mas parece ser bonito lá, terra do Roberto Jefferson (que referência, hein? hehehe). Olhe, Raduan Nassar é o poder e ponto. E Arcade Fire tb! Esse eu conheço, e nem inglês é, é canadense. Tão booom.. Vamos esperar pela prova do segundo cd, eu tenho esperança..

Luís

gio disse...

Lu eu adorei Arcade Fire também! e repito: tu tem que ler Lavoura! logo!

Eu

gio disse...

cuidado com os carrapatos, carracães, carragatos...

ailton

gio disse...

vc pode fazer melhor q isso, ailton

Bruno

gio disse...

Oi Gio, saudades também. Não me taque pedras, mas eu queria ter uma alma um pouquinho mais cigana. Mineiro finca raiz e não sai nem por decreto. Agora mesmo vou mudar de apto. e tô quase morrendo, hehehe.
Beijos

Fefê

gio disse...

Deixa de besteira menina, durante a minha infância vivia me mudando e nem endoidei! Petrópolis é legal...

Beijão em você e no meu amigo João. Pra Guion, manda um abraço por trás!

Ps. tem uma amiga minha daqui que faz um trainee em campinas, na Bosch!

Bosco | Homepage

gio disse...

cuidado com os carros, escarros, catarros... (e agora, bruno?)

ailton | Homepage

gio disse...

Eita! Já tinha me esquecido da febre maculosa das montanhas rochosas, em turnê pelo RJ.. Cuidado, Gio..

Luís

gio disse...

afe! nem me falem dessa doença que ja' tou pinando de medo aqui! Fefê: acho que sou meio mineira nesse aspecto sabe? Bosquito: tem certeza que não endoidou mesmo? hehehe.. Ailton: bagunçar é contigo mesmo né não? Lu: eu tenho querido, podexa'! bjins a todos!

Eu

gio disse...

ailton, aki nao eh lugar praisso. q tal almir? pra gio: li sobre casos da tal febre maculosa em campinas.. e o pior eh q parece q em petropolis tb? parece mesmo q tu ta destinada a fazer o circuito febre-do-carrapato..

Bruno

gio disse...

Brunito: eu diria que é um sinal.. tipo: "volte pro nordeste" hehehe.

Eu

gio disse...

ou seria um sinal do tipo: "vc vai voltar pro nordeste, mesmo q morta!"

ailton

gio disse...

ta' desejando o mal à sua afilhada preferida é Ailton? vixe! mas deixa eu colocar um ps aqui: quando eu disse "grupelhos ingleses" era repetindo a expressão de Feltrin, ja' que, na verdade nenhuma das três bandas é inglesa mesmo. Arcade Fire é canadense, como lembrou Luis; Kings of Convenience é uma dupla norueguesa; e Sons and Daughters é um quarteto escocês. esclarecimentos esclarecidos então.

Eu

gio disse...

"ailton, aki nao eh lugar praisso. q tal almir?", disse bruno. Só um adendo: é interessante como a Internet modifica os conceitos. Imaginem que tratamos a rede como um lugar físico, como algo que existe no tempo e no espaço, podendo ser até comparado a uma mesa de bar (ou de sinuca). Isso é muito doido. É um mix do virtual com o real, e a gante já nem sabe mais diferenciar o q é o q. Dá tese de mestrado, isso.

ailton | Homepage

gio disse...

Oh Gio, adoro quando vc escreve!
Como eu sei que a senhora nao atualiza, vamos assim dizer, todos os dias (o que e' pessimo!) eu me acostumei a vir aqui so de vez em quando. E agora fiquei chateadissima pq estou atrasada em dias e dias com o seu ultimo post... :(
Mas enfim, uma pena nao ter conseguido pro Iphan, mas olha, se rolar o negocio de Petropoles, pode ser que tenha sido ate melhor assim.
Eu vi o House of Sand and Fog e chorei de solucar no final... meudeusdoceu. Um amigo meu depois desse filme disse o seguinte: com esse filme a gente aprende que quando alguem pede ajuda, e' pra ir ajudar imediatamente.
E num e'?
Ja o Arcade Fire, todo mundo fala nele depois do Tim Festival. Ja ouvi, mas ainda nao me deu aquele clic. Acho que vou dar uma segunda chance, so pq vc ta recomendando.
Xeros moca!

Manu | Homepage

gio disse...

gio, faço idéia total e completa dessa agonia toda (dois pontos) mudei pra joão pessoa na condição de quem não queria tanto assim mudar. mas a gente se muda toda, né verdade? tou me acostumando agora com a criatura q agora eu vejo no espelho (só pra essa ladainha foram 6 meses :P) /

mas tou com lala, petrópolis é uma delícia, e morar nas redondezas do rio é uma coisa inteligente que se faz. pq saindo de campinas (cidadezinha mais organizada) direto pro rio, com certeza o baque seria maior. mas boa sorte em seja qual a decisão. :) e (pasme) eu aqui quieta e cismada, tou achando minha gente, meu lugar. com toda a carioquice e tudo mais. :P /

beijo grande.

li

gio disse...

Ailton: isso é uma grande verdade. acho que acontece com quase todo mundo, mas é pior entre as pessoas que mantêm sites/blogs/flogs e que de uma forma ou de outra criaram uma rede de contatos/amizades/relacionamentos a partir da internet. da' um estudo sim. vou considerar o caso hehehe.

Eu

gio disse...

Manu e Li: adoro ver vocês por aqui! esse comentario é maior viu? é que os homens da casa solicitam minha presença nesse momento e tenho que ir. mas volto pra desenvolver a idéia! bjins pras duas!

Eu

gio disse...

Manu: querida, sabe que eu pensei uma coisa parecida quando vi o filme? solucei demais também.. e Arcade Fire é bem legalzinho, mas assim, nada extraordinario não.. enfim, vale ouvir de novo! bjins!

Eu

gio disse...

Li: tenho vontade de morar perto do Rio sim, tenho muitas pessoas queridas la' e vai ser mais facil pra mim do que aqui. problema é o tumulto todo que a mudança acarreta.. mas tou me esforçando pra tornar tudo mais facil; e manter a calma enquanto esperamos o resultado final.. brigada pela força! bjins!

Eu