domingo, 16 de outubro de 2005

Da série :

"Como é que eu agüento João hein? Digam-me vocês!" - Episodio I




A própria mãe (no caso, a minha pessoa) estudando (como sempre, aliás) e o próprio filho (no caso, a pessoa de João) que estava por aqui e por ali catando uma coisa útil pra fazer (como sempre, aliás):

- Mamãe.
- Ã.
- Xeu te perguntar uma coisa.
- É importante?
- Por que?
- Só pergunte se for importante.
- É?
- É.
- Por que?
- Porque eu preciso me concentrar na questão da adequação da teoria funcionalista para a analise dos pressupostos básicos da comunicação organizacional.
- Ah.

- Mas mamãe.
- Que é que danado tu quer minino?
- Perguntar uma coisa!
- Pergunte de uma vez!
- Mas é que eu num sei se é importante...
- PERGUNTE DE UMA VEZ CRIATURA OU ENTÃO FIQUE QUIETO PREU LER AQUI!
- Certo, certo. Se estresse não que daqui a pouco seu estômago começa a doer...

(Puta-que-pariu)

(Perdoem os termos, caros leitores)

- Mamãe.
- João, olhe, parabéns! Você conseguiu. Parei de estudar. Agora pergunte logo o que você quer saber que eu tou quase sem paciência hoje.
- Certo. Pergunto.
- Pergunte, João...
- Certo.

- Mamãe.
- ...
- Certo, calma, vou perguntar!
- ... ...
- Mamãe.
- ... ... ...
- Quantos minutos tem meia hora?

(Aleluia Senhor)

- Meia hora tem trinta minutos, João.
- Certo.

- Mamãe.
- Diz.
- E quantos segundos tem em meia hora?
- Não sei, João. Não sou boa de matemática.
- E precisa ser pra saber disso?
- Precisa sim.
- Ah.

- Mamãe.
- Diz, João. Logo.
- E quantos milésimos de segundo tem em meia hora?




A própria mãe (que vocês já sabem de quem se trata) tomando seu café despreocupadamente numa manhã de sábado. O próprio filho (idem, ibidem) tomando café (ou fingindo que) ao lado dela.

- Mamãe.
- Oi.
- Não sei por que tem passarinhos que cantam os nomes deles e outros passarinhos que fazem as coisas que o nome dele diz...
- Como é João? Entendi nada.
- Ouxe! Como tu é lesa!
- Olhe João, comece a sessão falta-de-respeito não, que você sobe agorinha pro seu quarto e fica lá o dia todo viu?
- Certo. Desculpe.
- Vá, explique.
- Assim: tem passarinhos que cantam os nomes deles, como o Bem-te-vi e o Quero-quero; e tem outros que fazem as coisas que o nome deles diz, como o Beija-flor, porque ele beija a flor. Entendeu?
- João, é o contrario. O nome do Bem-te-vi é esse porque ele canta assim "bem-te-vi, bem-te-vi". E o nome do Beija-flor é esse porque ele beija a flor e tal. Entendeu? O nome deles é esse por causa do canto ou do que eles fazem, e não o contrario.
- E é?
- É.
- E o calopsita?
- Que é que tem?
- Por acaso ele faz calopsitas? Ou é o canto dele que é assim: "calopsita, calopsita"?

(Ai. Creiam em mim. Isso cansa. E como.)




Agora vejam bem. A pessoa leva anos apurando seu gosto musical. Gasta dinheiro comprando cds. Perde tempo baixando musicas. Lê sobre o assunto. Informa-se com os amigos. Descobre um artista maravilhoso. O marido importa da França o cd novo do dito cujo. O cd do dito cujo chega. Você fica feliz. Sente-se uma pessoa privilegiada. Deita no sofá. Esquece de tudo por alguns instantes. Reflete sobre como é gratificante estar ouvindo aquela musica divina. (Para efeito de esclarecimento é importante que os leitores saibam que a musica em questão é instrumental).

Ai chega seu filho, aquele ser que você mesma gestou em seu ventre fecundo por nove meses (tudo bem, por oito meses no caso de João), que é a pessoa mais preciosa do mundo pra você, que tem seis anos e que emociona e enlouquece você todo santo dia. Senta no sofá pertinho de você e solta:

- Por que essas musicas que tu escuta são assim?
- Assim como?
- Assim: tipo "karaokê"?



Aí tem as horas em que uma pessoa que é mãe morre de orgulho:

- Tenho que praticar bastante meus desenhos. Quando eu crescer eu quero ser pintor, igual ao Picasso e o Portinari.




Mas, eis que se coloca o dilema-mor da vida da mãe Motherna:

O que fazer quando seu filho de seis anos insiste em manter um penteado que deixa ele com cara de paspalho?


23 comentários:

gio disse...

hahahahahahahahahahaha
ai que delicia, meu deus!
ja te disse isso antes e vou repetir: sao esses esquetes da tua vida que me fazem querer ter um filho hoje em dia. nada mais.
quanto ao penteado, paciencia: e' uma praga que esta solta ao redor do mundo...
xeros

Manu | Homepage

gio disse...

hahahahaha é pra fazer morrer de rir mesmo! a do karaokê então... joão diz cada uma!
;***

milena

gio disse...

:P - Eu fiquei imaginado o pássaro cantando "Calopsita". Hahahahahahahah

Zabella

gio disse...

hahahaha! gio! eu já vim aqui antes. adoro ler peripécias de mamães. também quero ser mamãe logo que as condições permitirem. e no mais, porta aberta pra sua alma lá no almonalia. sempre.

beijoca!
|*

li | Homepage

gio disse...

Ai Gio, pow... Porque não disse logo pra ele que se uma hora tem 3.600 segundos, meia teria 1.800. E que se 1 segundo tem 1.000 milisegundos, 1.800 segundos teriam 1.800.000 milisegundos. Você é que implica com ele ;) Mas me diz. as operações ele não vai aprender apenas no proximo ano? Por que ele queria saber agora? /// Eu acho o máximo a linha de raciocínio de João, ele é muito lógico e tem deduções quase imediatas :D "Se o nome do pássaro ou é pelo canto ou é pela ação, então em qual dos dois 'calopsita' se enquadra?" - Brilhante! :D

Mythus | Homepage

gio disse...

queridos, como diria meu primo: "joão é uma piada ambulante mesmo" hehehe. bom demais ver vocês por aqui! Manu: tenha um pequenino sim q é bom demais! Mi e Bella: saudadonas das duas! Li: bem-vinda de novo! Myt: as operações ele ainda não estuda, perguntou isso pq Guiom disse que ele podia fazer alguma coisa daqui a meia hora, eu acho. bjins e bjins a todos!

Eu

gio disse...

É, João faz umas inferências bem lógicas mesmo. Ainda me lembro do argumento que ele montou (tá num post desses pra trás) para não tomar sopa. De resto, eu não sei sobre como você aguenta João, mas que ele receba o devido crédito: as histórias dele rendem ótimos posts aqui.

Andrei | Homepage

gio disse...

Eu dizia, eu dizia: "esse menino tava se perdendo aqui.." Eu ainda sou besta com o truque de gritar "Saelpa!" pra atrair o Puk lá pra fora eheheh EEi: Tô lendo "Um copo de cólera". É bom mesmo, visse.. Ainda tô no começo.. Quente, quente..

Luís

gio disse...

Andrei: certocerto, as tiradas de João fazem a diversão desse blog! Lu: a da "Saelpa" era ohtima mesmo; e tas lendo é? maravilha das maravilhas né não? depois precisamos conversar sobre nossas impressões... bjins aos dois!

Eu

gio disse...

Nem sei como vim parar aqui, mas adorei as histórias do João. Mas acho que toda criança é assim mesmo... Tenho uma sobrinha que não fica para traz. Depois leio o blog com mais calma. Abraços!

.:: CaiuS ::. | Homepage

gio disse...

Gio, tu guarda essas tiradas de João num lugar bem seguro, né? Tipo, um CD ou coisa assim... Não perca essas histórias dele não! Hehehehe O pequeno João ainda vai trabalhar na Nasa... ;)

P.S.: preciso conversar uns assuntos internacionais contigo...

Lala

gio disse...

Ola Gio. Olha eu sou de Natal e nas minhas andanças pela net acabei caindo aqui. Estava lendo outro post seu e vi que você descobriu o Raduan Nassar. Putz! Eu amo aquele figura. Lavoura Arcaica é um dos melhores livros que já li na minha vida. Tenho até um projeto de transformá-lo numa peça de teatro. Mas esse é um projeto bem ambicioso e quero me dedicar por completo. Pro enquanto é um projeto pro futuro. Boa leitura!

.:: CaiuS ::. | Homepage

gio disse...

Lala: guardo as tiradas sim querida, podexa' comigo! e então, satisfeita com nossa conversa sobre assuntos internacionais? espero que sim! Caius: seja bem-vindo viu? Raduan é demais mesmo, Lavoura então nem se fala! bjins aos dois!

Eu

gio disse...

sobre os passarinhos, explique pra João que os sígnos não são aleatórios, não são arbitrário! (Um dia ainda consigo provar isso!) E sobre o CaiuS... a sobrinha dele não traz o q?

ailton

gio disse...

pronto! mal chegasse em jp ja' viesse tumultuar aqui foi tonton? disse e repito: tou de olho viu?

Eu

gio disse...

Ah, eu adoro o João. Fiquei com uma pena por não ter conhecido a figurinha na sua vinda aqui, em JP. Esse menino dá uma história em vários volumes. E escrita por você, claro! Bisous,

Pops | Homepage

gio disse...

Me repito (mas não sei se já disse pra você) e repito o que todo mundo já deve ter falado: sou fã de João! E a sua transcrição é perfeita, Gio. Beijo e boa sorte aí pra você, viu?

Lilith

gio disse...

Pops e Lilith: prometo que assim que puder apresento as duas ao meu pequenino! e lanço o livro sim! bjins!

Eu

gio disse...

Que mundo pequeno mesmo!!
Bom te encontrar!!
Vim parar aqui visitando o fotolog da Lu... e a queda por essas bandas foi boa...

Nossa, saudade do João. Figuraça!!
E fico aqui lembrando de quando fui te visitar e a gente ficou horas conversando sobre a luta que foi sua gravidez...
Quanto tempo!!!
saudades das reuniões da tua casa, em que a gente se encontrava e jogava poquer. meu Deus, poquer, dá pra acreditar??rsrsrsrsrsrs

Pois é... o tempo passa. Mas sem essa de dizer que eu era feliz e não sabia... eu acho que felicidade é um estado de espírito, e, naquela época, como hoje, de maneiras diferentes, somos todos um pouquinho felizes, né?

Beijos cheios de saudades...
kate

Kate | Homepage

gio disse...

ultima de ailton? eu sei ateh da proxima!

Bruno

gio disse...

Kate! bom demais tu ter vindo parar aqui! aqueles foram bons tempos mesmo! apareça sempre! Brunito: me conte! bjins!

Eu

gio disse...

Joao estah melhor a cada dia. muito bom! hahahahha

Bruno

gio disse...

Bruno: João tem cada uma que paralisa um de rir! um dia escrevo um compêndio! bom demais te ver por aqui também! bjins!

Eu