quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Essa estória eu vou contar porque vale a pena ser lida. Guiom foi pra França. Quer dizer, a essa hora ele já voltou pra Campinas, mas vou explicar direitinho que é pra ninguém reclamar. Ele foi pra Paris na quinta à noite, foi a trabalho, tudo pago, só pra pegar umas peças que tinham pressa de chegar.
Deveria pegar as peças no aeroporto mesmo e de lá voltar. Mas pediu pra ficar porque se ele não ficasse nem um dia, seria muita crueldade. E ficou, um dia e meio, pra deixar a mãe dele feliz e me deixar morrendo de inveja, dele e dela...


João não recebeu muito bem a volta as aulas dessa vez. Motivo inesperado por uma mãe que não se cansa de ser pega de surpresa: Mila (uma coleguinha de classe altamente popular na escola) não quer mais brincar com ele. E ele só quer brincar com Mila, porque só gosta de brincar com ela, ponto. O problema é que eu não estava preparada pra lidar com uma desilusão amorosa tão precoce.


João e a profissão da semana:
Toda vez que a gente vai abastecer o carro, ele desce rápido e previne:
- É que eu tenho que prestar bastante atenção em como se faz que é pra não errar quando eu crescer e for colocador de gasolina.


João, explicando a Bruno porque o adversário do Yu-Gi perdeu dele no duelo de cartas:
- As cartas dele eram muito "patéticas"...

João, exercendo seu poder de me policiar:
- Mãe, posso tomar refrigerante?
- Não, João, sexta-feira não é fim de semana.
- Se sexta-feira não é fim de semana, porque você vai de noite pra Feirinha?
(Ele tomou refrigerante...)


Estou quase terminando de ler "O Livro das Ilusões" do americano Paul Auster. É o primeiro livro que leio dele e já virei fã. Li esses dias uma entrevista na Bravo! com Martin Amis, um expoente da literatura inglesa atualmente, e ele dizia que o romance precisa deixar um pouco de lado as invencionices narrativas e voltar a contar boas estórias. Nesse sentido, de saber contar boas estórias, Auster é mesmo um grande romancista. O romance mais novo dele é "Noite do Oráculo", mas parece que o melhor é "A Invenção da Solidão". Os outros são "Da Mão para a Boca", "Timbuktu", "Leviatã" e "A Trilogia de Nova York". Fica a recomendação pra quem quer conhecer o que se faz de melhor em literatura de língua inglesa hoje em dia.


Essa semana toca um pouco de tudo na minha vitrola. Sonic Youth, Massive Attack, P J Harvey, Lenny Kravitz e sem parar uma música do Goo Goo dools que eu adoro e que me faz chorar, Íris..

And I¿d give up forever to touch you
¿Cause I know that you feel me somehow
You¿re the closest to heaven that I¿ll ever be
And I don¿t wanna go home right now



Esse fim-de-semana vimos no cineclube "Cidade dos Sonhos" de David Lynch, com a Naomi Watts no elenco. Como era de se esperar, vindo de Lynch, um filme muito louco e muito estranho. Mas um ótimo filme, mesmo assim. Não fosse o meu amigo João Faissal, que providenciou uma convincente explicação baseada em Pablo Vilaça, eu estaria sem entender patavina até agora, por mais esperta que eu queira ser.

Vi também "A Viagem de Chihiro", um dos melhores desenhos que já vi até hoje (e olha que eu já vi quase todos disponíveis no mercado...). Épico e trágico, surreal até dizer chega, sem vestígios do modelo Disney consistente em fornecer uma ¿lição de moral¿ à criançada. O diretor (Hayao Miyazaki) deve ter queimado um tanto os neurônios para criar um universo tão "perturbador e deslumbrante em medidas rigorosamente iguais" como quer Sérgio Augusto de Andrade, da Bravo!. Ou então a infância dele não foi das melhores.


Finalmente terminei minha mudança do apartamento no Bessa de volta pra casa da minha mãe. Se eu disser que estou radiante, vou estar mentindo feio. Queria minha casa, meu marido, minha vida, etc., etc., de novo. Mas, enfim, a gente não escolhe certas coisas que vão acontecer na nossa vida, né mesmo?


Minha primeira semana de aula na turma nova de Direito foi tranqüila. Algumas pessoas chatas, outras nem tanto; aulas e professores, idem, idem. Agora estou no quarto ano, tenho que terminar esse troço de qualquer jeito, por mais chato que seja.


Na Aliança Francesa também, primeira aula do semestre, tudo na paz. E eu percebi que eu aprendo francês mais ouvindo Guiom e demais franceses ao meu redor falando do que tendo aulas...




17 comentários:

gio disse...

Se você curte piercings, brincos, pulseiras não pode deixar de visitar nosso site.
Altas promoções. E tem PIERCING de língua e umbigo de R$5,00!!! Dê uma conferida!!! http://planeta.terra.com.br/compras/daloja

Priscila | Homepage

gio disse...

O que é isso aqui? Comércio em blog? Aiiiiii....

Mythus | Homepage

gio disse...

Acho que você deveria começar a ler um pouco mais de filosofia e estimulá-lo mais nesse impulso natural que ele tem de questionar a realidade. Prepare-se para ter que impor algumas normas dogmáticas na vida dele, senão ele vai sair do seu controle B^P /// Hayao Miyazaki tem Princess Mononoke que também é excelente, mas acho que antes de assistir esses filmes, é necessário saber um pouco sobre a relegiosidade nipônica (acho ele muito religioso). /// Tu faz Direito? E eu crente que já era jornalista.

Mythus | Homepage

gio disse...

Ficou claro que no começo eu estava falando do teu filho?

Mythus | Homepage

gio disse...

ficou claro sim, caro mythus. e que fique ainda mais claro que eu não autorizei essa propaganda no meu mundo! ah! e eu voltei a fazer direito agora, o curso tava trancado. e eu sou sim uma quase-jornalista, só falta defender a monografia...

A dona do mundo

gio disse...

Sim... obrigado pelo link :)

Mythus | Homepage

gio disse...

Agora tá bom, o problema é tentar não perder a mente questionadora depois (novamente sobre João). Mané dogmas, rapá !

Andrei

gio disse...

É na filosofia que os questionamentos são aguçados, mas mesmo nela existem dogmas, ademais uma mãe tem o direito de ser contraditória e nada como uma lei dogmática e econômica do tipo "por enquanto fique satisfeito com isso, mais tarde trataremos com calma sobre esse assunto". :^) Eu acredito que muitos dogmas são saídas para "nao sei lhe dizer o porquê, mas foi o que me ensinaram assim" e outos são "não tenho tempo para lhe explicar agora".

Mythus | Homepage

gio disse...

putz, o comentario enorme q eu tinha feito nao apareceu.. argh.. isso soh pode ser uma marcacao do blogger com a gente, gio. :|

Laranja

gio disse...

Gio, adorei o post! Fantástico, "hilárico", como diz uma colega minha. E tome Pi com força em Cidade dos Sonhos. Embaçou tudo. Não leio nada que dizem em relação a livros. Desisti dessa depois que percebi que cada um tem a sua impressão e não adianta seguir a dos outros, mas concordo que Auster é um puta autor, apesar de não ter lido nada dele: é o que dizem, né? Vou discordar? Olha, melhoras pra João. Vai ter cine essa semana? E, é verdade, a prática em língua estrangeira ensina muito mais que a teoria. Dã, disse algo muito óbvio. Eu ia dizer o porquê, mas já tou pra lá de Bagdá pra escrever. Enfim, se for, é. Beijos, Gio.

Dina

gio disse...

Bruno, comente de novo, cara! Dina, vai ter cine sim, a questão é decidir quem escolhe o filme...

A dona do mundo

gio disse...

achei engraçado joao ja saber o q eh a feirinha. hehe :P

Laranja

gio disse...

João está na direção certa. Essa "MILA" deve ser realmente muito especial. Diga a ele que não desista nunca.

ton ton

gio disse...

Mais uma vez desculpando a intromissão, mas esse Ton Ton é quem eu penso, mesmo, mesmo? Existe, ainda??? Notícias, please. Um oi, "ao mena".

Lilith

gio disse...

pelo comentário, ton ton, é mesmo quem pensamos que ele é. olá ton ton, quanto tempo, não? e joão sabe o que é a feirinha porque já frequentou a feirinha e tudo. uma vez a gente tava com ele lá e ouvimos um tiro. todo mundo entrou em desespero e começou a correr. depois, em casa, joão perguntou "tem certeza de que a feirinha é um lugar seguro?"

A dona do mundo

gio disse...

Como assim sexta-feira nao é final de semana? Garoto esperto!! =o)

PauLa

gio disse...

Gostei do Sonic Youth...

Marcos | Homepage