sábado, 9 de janeiro de 2010

eu morro de medo dessas coisas

Por que, apesar das más notícias que acabara de receber, havia um leve sorriso no rosto de Ka enquanto andava na neve, indo da avenida Faikbei para a Confeitaria Vida Nova? Alguém estava tocando "Roberta", de Pepino di Capri, uma canção pop melodramática da década de 60, e aquilo o fez sentir-se como o melancólico herói de um romance de Turgueniev saindo para se encontrar com uma mulher com quem sonhara durante anos. Para falar a verdade, Ka amava Turgueniev e seus romances elegantes, e, como o escritor russo, estava cansado dos intermináveis problemas do seu país e chegou a desprezar seu atraso, só para acabar se surpreendendo a olhar para trás com amor e saudade depois de mudar-se para a Europa.

em Neve, de Orhan Pamuk.

porque eu também amo Turgueniev.
e porque eu li esse trecho e senti aquele velho arrepio de reconhecimento e identificação.

porque eu, e Ka, e Turgueniev, nesse ponto - ir embora, olhar pra trás, amor, saudade - somos a mesmíssima pessoa.

9 comentários:

Bruno R disse...

É inebriado de emoçao e mergulhado em lagrimas que consigo reunir forças para pronunciar uma única palavra: "Pri".

gio disse...

eu sempre me surpreendo com a importância ainda dada ao Pri por vocês todos depois de tanto tempo ;p mas eu morro de rir toda santa vez ;p

adolfinho disse...

texto surpreendetemente esclarecedor. era justamente um texto como esse que faltava para que se decifrasse cabalmente o espírito do sentimento.

::: Luís Venceslau disse...

As postagens de Gio são verdadeiros eventos. heuhaeahe =p

Mas o texto é bonito, sim. E agora eu vou ver se termino o Memorial do Convento, agora vai. =]

gio disse...

lu, né isso ;p

e leia sim o Memorial. é incrível. e de partir o coração. arrisco até dizer que é meu preferido de Saramago. é uma heresia, eu sei. mas é verdade. odeio essa obrigatoriedade de gostar das obras mais famosas e badaladas. ;)

e adolf, não tire conclusões precipitadas. isso aqui é só um blog besta, no fim das contas. foque nisso, pegue na mão de deus e vá. sem surto tá?

tautologico disse...

adolf sem surtar?

.ailton. disse...

tem foto nova de igrejinha velha

gio disse...

tauto _ tudo é possível. é só uma questão de esforço.

ton _ eu vi. linda de morrer. como toda igrejinha velha ;)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.