quinta-feira, 1 de junho de 2006

Porque você passou toda sua vida fazendo os planos todos pra quando você fosse arquiteta. E, numa bela sexta-feira - dia 13 de março (como esquecer?) -, você teve a revelação que mudaria tudo para todo O Sempre. Você se deu conta de que você nunca seria arquiteta. Qualquer coisa. Menos arquiteta.

E levou anos pra isso ser digerido. Se é que foi digerido já. Foi há 8 longos anos e isso ainda continua remoendo as entranhas. Mesmo que você nunca mencione. Mas continua remoendo sim.

E você só percebe que continua quando - 8 longos anos depois - você sonha três noites consecutivas com todo aquele processo doloroso de largar do curso e se afastar da turma e desistir do sonho.

Você se formou em jornalismo. Começou a fazer pós-graduação. Nada a ver mais. Arquitetura? Aquilo passou.

Passou coisa nenhuma. Três noites. O mesmo sonho horroroso.

Problemas hein?

29 comentários:

gio disse...

Veja pelo lado extraordinário (tô me achando, né?) da coisa: vc se tornou uma 00.1. tem coisa melhor que isso? claro que naum. isso valeu os 4 anos da facul, pq do jornalismo já desisti. bjins

mila_almeida

gio disse...

verdade. nao é todo mundo q tem a sorte de achar uma turma como a nossa.

Bruno

gio disse...

mais do que verdade | eu não seria nem de longe quem eu sou se não tivesse conhecido vocês ;)

Eu

gio disse...

cacete! perdi a chance de ser tri pri nesse blog. Eu já ia dizer: "outra vez gio fala de uma coisa que eu andei pensando há pouco tempo". Mas dessa vez não foi assim. Eu pensei mesmo no 001, mas não nisso de abandonar o curso (eu deixei eng. mecânica, nunca me arrependi disso), mas pensei na nossa turma. Pensei em que diabos eu seria agora se, ao invés de jornalsimo, pusesse letras naquele vestibular. seria um professor?

ailton | Homepage

gio disse...

tu nem comentou no meu blog. tou de mal >:þ

ailton | Homepage

gio disse...

Primeiro, não entrei na Escola Técnica por ser novo demais. Depois, desisti de Arquitetura antes de tentar.. Acho que se eu tivesse tomado um desses caminhos, dificilmente eu seria o mesmo q sou hj, pelo tanto de coisa deixaria de conhecer e aprender com vcs..

Luís

gio disse...

Eu tenho tantos "e se" que dar dor de cabeça se for matutar nas vezes que mudei de rumo, de ponto de vista, de vida...

Mythus | Homepage

gio disse...

eu keria fazer jornalismo desde q me entendo por gente..

Bruno

gio disse...

Problemas nada, é só teu insconsciente querendo sacanear, só porque passa a maior parte do tempo submerso. É assim mesmo, liga não.

Andrei | Homepage

gio disse...

se eu não fizesse jornalsimo, eu não seria eu. Talvez eu fosse até normal. O que seria um desastre na minha vida.

ailton | Homepage

gio disse...

Bem, diante desse texto e de todos esses comentários, não sei se caio em lágrimas ou risos. De qualquer forma, o que valeu mesmo foi ser uma 001. Energia positiva para todos vocês, amigos! :*

Zabella

gio disse...

aí vinha eu querer comentar, mas me achei uma verdadeira penetra... de qualquer modo ainda resolvi chegar e dizer 'ao mena' isso. (você ainda tem vontade de tentar?)

Lilith

gio disse...

Lilith: pior é isso. eu não sei se tenho. sabe? eu ja' quis me obrigar a decidir se eu queria saber se eu queria tentar. afe. deu pra entender essa frase? mas eu nem consegui efetivamente me obrigar e tal. negocio é que a arquitetura me rodeia o tempo todo. e eu vi que eu não conseguiria ser arquiteta, mas não me desapaixonei por tudo relacionado à arquitetura. aih qualquer coisa faz o negocio doer de novo. a minima coisa. um amigo (arquiteto, que eu sou cheia de amigos arquitetos, claro) chega e fala: "puxa, vi um livro muito foda sobre o Santiago Calatrava". aih eu penso comigo: "ai, existe o Calatrava né? e eu agora sou jornalista e meu foco é outro e.." sabe? é complexo. é demasiado complexo. e isso aqui ficou maior que o post..

Eu

gio disse...

axo q todo mundo tem uma lista de coisas q gostaria de fazer e acaba tendo q deixar de lado. a vida eh assim mermo. eu por exemplo tenho pensado em fazer psicologia hehehe

Bruno

gio disse...

Eu acho q a gente tem q matar gio agora pelo bem da humanidade. Arquitetos frustrados são potencialmente perigosos para o planeta. Hitler começou assim.

ailton | Homepage

gio disse...

Hitler foi um pintor frustrado. Artista plástico e tal, mas não arquiteto.

Andrei

gio disse...

Gio amiga de longas datas, distante pacas, mas sempre nas minhas lembranças.
Deus Te colocou onde vc deveria estar, e sempre que a gente se senti meio perdida ou repensando a vida, pare e pense: tudo tem uma razão de ser.
Um bjão, Lu.
PS: amei seu cantinho aqui, e sempre que puder darei uma passada para "saber como vc está".

Lu (João Pessoa)

gio disse...

"No documentário Arquitetura da Destruição , o diretor Peter Cohen exibe claramente a Alemanha derrotada da Primeira Guerra Mundial, que precisava reconquistar o prestígio de grande nação e que viu em Adolf Hitler o ser humano encarregado dessa missão. Juntamente com o povo, ele colocaria a Alemanha em seu auge perante o mundo. Hitler era pintor e sonhava ser arquiteto."

historiador cinéfilo

gio disse...

Ok, nem um nem outro, segundo a Wikipedia. Ele quis ser pintor, acabou sendo rejeitado duas vezes pela academia de artes de Viena. Na academia disseram que os talentos dele seriam os de um arquiteto; ele acreditou nisso e tentou também ser arquiteto, mas não tinha os requisitos acadêmicos para isso. Depois disso tudo, ele conclui no Mein Kampf "Alcançar o meu sonho artístico parecia fisicamente impossível".

Andrei

gio disse...

e eu achava q ele tinha sido um MUSICO frustrado.. pelo visto, a politica eh o refugio dos frustrados por vocação o.Õ

Bfuno

gio disse...

hitler é foda. heil!

adolfinho

gio disse...

Calma fofinha, deve ter sido alguma coisa que te impressionou. Vai dar tudo certo no final!
Xero

Manu | Homepage

gio disse...

Eu faria agora direito. Sempre quis nuito jornalismo mas, hora ou outra, você depara com umas condições de trabalho frustrantes. De toda forma, acho que seria uma pessoa frustrada se não tivesse arriscado. Somos sobreviventes de uma greve atrás da outra, da luta por uma vaga na universidade, do desestímulo evidenciado no abandono dos professores. Se estamos aqui, há alguma razão pra isso.

Dina

gio disse...

nosso curso de jornalsimo, embora os obstáculos citados por Dina, foi muito fuderoso. Mas eu tbm, hj, faria Direito, porque não ter o título de bacharel em Direito me tira várias possibilidades de Consursos que eu gostaria de fazer. Mas se fosse pra voltar no tempo e escolher, continuaria, sem pestanejar, com jornal.

ailton | Homepage

gio disse...

Com todos os reveses, não há coisa de que me orgulhe mais em minha formação do que a de poder dizer que sou jornalista.

Breno | Homepage

gio disse...

É, na época de Hitler não existia academia fajuta, tipo "faça em dois anos" que Bebeto faz propaganda.
E eu estou numa crise existencial com minha profissão. É muito cheia de melindres, se não fosse pelos momentos de "quebra" dessa lógica sei não...

Zabella

gio disse...

rapais, olhem, eu ando decepcionada com o desemprego.. seguir carreira acadêmica, ok, beleza, mas ter opções seria uma coisa bem empolgante. mas tem não né? negocio é ser caixa do carrefour sem reclamar e pronto. agora uma coisa: direito é? a carreira mais saturada de todos os tempos? façam o favor. começar a fazer direito hoje em dia é ter muita vocação pra kamikase..

Eu

gio disse...

eu acho q eh kamikaZe. :) decepcionada com o desemprego? homi, fique nao. por mim tb eu taria trabalhando na area, mas ja q a unica alternativa q me resta (tb) eh a vida acadêmica, então vamos lá. o mercado? ele precisa mais de mim do q eu dele! rá!

Bruno

gio disse...

e a minha satisfação é ser jornalista; nao dizer q sou.

Bruno | Homepage